Não sei bem explicar,estou dando só um palpite.Está nas mãos do destino o que realmente irá acontecer.De qualquer forma,espero ,que pelo menos, algo bom o velho destino reserve para mim!
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Minhas expectativa de 2010
O ano de 2010 eu sinto que será um grande ano para mim,cheio de grandes surpresas e prováveis realizações.Por que?
As idéias e reflexões do ano de 2009
Nesse ano acho que evolui muito como pessoa e tive várias oportunidades para pensar e refletir sobre a matéria discutida o que me ajudou muito a crescer.Os temas discutidos em sala de aula de aula sempre foram muito oportunos e aposto que não só eu mas todos os alunos conseguiram crescer muito (mesmo que alguns não tenham crescido muito,hehe).
Mesmo assim as aulas de ética foram de grande valia para ajudar a construir o meu caráter,e de todos os meus colegas.De qualquer forma,realmente foi muito agradável aprender tanto durante esse tempo.Tive muito tempo para pensar e cheguei a grandes conclusões.

Como lidar com as diferenças em nossa siciedade
Em meio a globalização onde todos estão em constante mudança para acompanhar os acontecimentos. Existe a diversidade de culturas que caracterizam a sociedade. Mas antes de determinar qualquer decisão, sempre estamos a postos a ouvir e entenderque não há concordância de opiniões com o que queremos seguir quando outra pessoa tem uma razão de ideias diferentes da sua. É preciso cuidado para examinar a ação de outros indivíduos, pois mesmo não concordando com a opinião do outro, devemos RESPEITÁ-LA. A crítica construtiva serve para avaliarmos nossas decisões e abrirmos a mente para ouvir e saber o que realmente desejamos. Se for certo ou errado ou se é válido ou não. Existe diferença em todos lugares, pois aprendemos e somos educados de maneiras diferentes, mas observamos a todo o momento que nem tudo é tão perfeito como queríamos que fosse. E nessas frustações indiferentes, incumbimos nossos desgostos nas pessoas que não concordam conosco. Trazendo infelicidade para aqueles que não suportam a ideia de ser diferente de você.

As Diferenças
As vezes fico pensando...
Como seria o mundo sem o preconceito?
Será que seria um mundo perfeito?
Não, acho que não....
Será que podemos imaginar...
Como seria o mundo se fossemos todos iguais?
Seria melhor do que é?
Não...Lógico que não.
Não sei usar as palavras específicas pra expressar o que penso...
mas na verdade as diferenças são umas das mais importantes
forças que movem o mundo....
Então temos que respeitá-las
Sabendo que cada pessoa, é o que é, e não o que achamos dela...
Então o que temos a fazer é saber nos lhe dar com elas....
Pois as DIFERENÇAS.... É que movem o mundo.
Quem são os diferentes da nossa sociedade?
As pessoas ditas diferentes são aquelas que possuem (ou não possuem) uma característica nem sempre presente nas outras pessoas.As pessoas podem ser diferentes pensando,agindo,sendo,enfim,existindo de uma forma à parte da grande massa que compõe nossa sociedade.
O grande problemas de tudo isso é que os ditos "diferentes" são excluídos dos grupos sociais por não pensar como o resto.
Mas também existem os outros diferentes,que realmente são julgados de forma injusta pela sociedade,como aquela menina gorda e feia que senta no fundo da sala,o pobre sem dinheiro,aquele cara que usa um daqueles freios de burro enorme,etc...
Esses são os diferentes que geralmente são julgados de forma injusta pela sociedade .

Diferenças entre o consumo consciente e o consumo responsável
Consumo responsável significa adquirir produtos éticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.
Exemplos de Consumo Responsável
Dê carona
A idéia é reduzir o consumo de combustível, através da pratica de dar carona. Muito utilizada na Alemanha. Em um estudo do Ministério de transportes da Alemanha se estima que por volta de 2 milhões de motoristas poderiam dar carona aos seus colegas de trabalho diminuindo o consumo petróleo e a emissão de poluentes.
A idéia é reduzir o consumo de combustível, através da pratica de dar carona. Muito utilizada na Alemanha. Em um estudo do Ministério de transportes da Alemanha se estima que por volta de 2 milhões de motoristas poderiam dar carona aos seus colegas de trabalho diminuindo o consumo petróleo e a emissão de poluentes.
EnergiaSolar
Segundo a Abrava (Departamento Nacional de Aquecimento e Associação brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento) cada metro quadrado de coletor solar evita a inundação de 56 metros de áreas férteis.
Troca de eletro-domésticos
Utilização de equipamento com menor taxa de consumo, têm também o mesmo efeito.
Segundo a Abrava (Departamento Nacional de Aquecimento e Associação brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento) cada metro quadrado de coletor solar evita a inundação de 56 metros de áreas férteis.
Troca de eletro-domésticos
Utilização de equipamento com menor taxa de consumo, têm também o mesmo efeito.
Consumo consciente é um movimento social que se baseia no aumento da consciência sobre as decisões das compras no meio ambiente e a saúde e vida em geral dos consumidores. Ele também está preocupado com os efeitos da mídia e das propagandas sobre os consumidores.
![[consumo-consciente1.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiO9wre5gyy5pN2lm3pwoohCaYau7QlgJR10HKVqEnO2r9Bna5Pl2rmlSBoOLmhqn9W2THO92Zl31zODnB9gwMb1eKblnKNsvZ61rsqpWZaOqKFlU4KZFN9MArIyTfKX4x3rgC10v4J0t4/s1600/consumo-consciente1.jpg)
A resposnsabilidade social
A responsabilidade social é um conceito, segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.
Na minha opnião é muito importante as empresas e toda a população se envolverem em assuntos tão importantes como esse. Eu apoio a causa e adoro me envolver em progetos desse genero, em prol do outro. A escola onde estudo criou um progeto super interesant, o Comissão Ecossutentável, que fala muito sobre responsabilidade social, e concientiza os alunos a se mobilizarem também. Acho que todos nós deveriamos ajudar um pouquinho, pois não custa nada.

As atitudes que trazem resultados positivos
Um simples gesto pode fazer a diferença.
Comprimentar os vizinhos → Além de ser uma regra de etiqueta, aquela pessoinha que mora pertinho de você pode tornar seu grande amigo.
Reciclar → Além de ajudar o planeta você pode ganhar um dinheirinho vendendo os produtos que você separou para as cooperativas de reciclagem.
Ensinar → Ensinar oque é certo para deixar um mundo melhor para as gerações futuras.
Ser solidário → Ajudar o próximo para ser ajudado
Sorrir → Sorrindo você pode fazer alguém que está triste sorrir também
Não fumar → Cuidar eu primeiro lugar de você e sua saúde, não prejudicar a saúdes dos outros.
O que é liderar e quais são os tipos de liderança que o mercado conhece
Ser líder, primeiramente é conhecer a sua área como um todo, depois, se colocar no lugar do outro, daquele que é seu colaborador, e dai em diante, procurar ser justo nas sua colocações, saber cobrar, mas também saber dar oportunidades, com isso, tenho certeza que tanto o líder como o liderado, estarão sempre em sintonia e satisfeito com sua empresa. É saber transmitir o que se deseja, é saber ouvir o que se cobra, com isso tenho certeza que chegaremos a liderança plena.
O “Líder executivo”: é aquele que surgiu por causa da busca das organizações pela obtenção da ordem, ele costuma possuir muitas habilidades técnicas, competência;
O “Líder coercitivo”: aquele que exerce a liderança através da coerção, violência, que pode ser verbal ou física. Neste estilo de liderança a relação entre líder e liderado é instável;
O “Líder distributivo”: aquele que apenas delega tarefas, sempre controlando, acompanhando de perto e cobrando resultados. É o líder que não constrói nem destrói mantendo um posicionamento de “posições e papéis”;
O “líder educativo”, aquele que costuma dar o exemplo, seus liderados tem uma relação de responsabilidade com o trabalho. É onde existe abertura para troca de conhecimentos não apenas técnicos, mas também humanos;
O “Líder inspirador”, aquele que raramente precisa dar ordens a seus liderados, eles se sentem atraídos pela figura do líder e estão dispostos a fazer o que é necessário.
O que é criatividade e como ela acontece

No conceito, criatividade é a capacidade de criar, inventividade, engenhosidade.
Talvez a palavra criatividade não retrate exatamente o que ela significa. Dita assim, “criatividade”, sugere o aparecimento de uma obra instantânea, algo como inspiração. E criatividade não é isto.
Criatividade é sinônimo de SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Ela só existe, ela só se exprime, em face de um problema real; a solução para este problema.
Mas como acontece o processo criativo?As soluções não aparecem do nada como que por encanto, mas são resultado de um processo criativo que evolui com o passar do tempo.
Bem, vejamos como funciona tal processo:
Podemos dividir em quatro fases distintas:preparação,elaboração,iluminação e verificação.
Podemos dividir em quatro fases distintas:preparação,elaboração,iluminação e verificação.
Ao perceber que a idéia pode dar certo, o individuo a coloca em prática, expondo assim toda sua criatividade.

Os dez mandamentos da lei de Deus

1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
4°) HONRAR PAI E MÃE
5°) NÃO MATAR
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
7°) NÃO ROUBAR
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
O que você acabou de ler aí acima foram os dez mandamentos da lei de Deus,teriam sido originalmente escritos por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés (asTábuas da Lei).Mas que aprendizado pode-se se tirar deles?Muitos,pois eles são muito utéis na nossa sociedade,se fossem seguidos, o caos não seria estabelecido no nosso dia-a-dia.Seguindo esses ensinamentos não seria necessária a criação de mais nenhuma lei e conviveríamos em paz.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
As regras da convivência que considero justas

A maioria das regras de convivência que geralmente são apresentadas a nós desde da infância (respeitar o outro,ser gentil,etc) são justas,pois facilitam nosso convívio com o próximo.Mas infelizmente a maioria das pessoas acabam se "desviando" do caminho imposto por essa regras e convivem da maneira que querem,criando as suas (respeitar aquele que tem dinheiro,o mendigo da esquina não,etc) que em sua grande maioria só dificultam a convivência em sociedade.Por isso na minha opinião considero justa praticamente qualquer regra que ao meu ver não dificulte a convivência com o próximo,e sim, a facilite.
O que é moral e quais são seus significados.
A moral tem como idéia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa idéia central é são retirados princípios e diretrizes até se chegar às regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana. 
A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes. Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.
Segunto Augusto Comte (1798-1857), "a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas." Entende-se por instintos simpáticos aqueles que aproximam o indivíduo dos outros.
Moral: (substantivo) 1. o mesmo que Ética. 2. O objeto da Ética, a conduta enquanto dirigida ou disciplinada por normas, o conjunto dos mores. Neste significado a palavra é usada nas seguintes expressões: "a moral dos primitivos", "a moral contemporânea" etc.
Segunto Augusto Comte (1798-1857), "a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas." Entende-se por instintos simpáticos aqueles que aproximam o indivíduo dos outros.
Moral: (substantivo) 1. o mesmo que Ética. 2. O objeto da Ética, a conduta enquanto dirigida ou disciplinada por normas, o conjunto dos mores. Neste significado a palavra é usada nas seguintes expressões: "a moral dos primitivos", "a moral contemporânea" etc.


O que é auto imagem?
Ou seja é a descrição que a pessoa faz de si mesma. Esse conhecimento tem também uma parte valorativa, que é a auto estima.O uso da palavra no singular, no entanto, pode levar à idéia enganosa de que cada pessoa tenha apenas uma auto imagem (e uma autoestima). Na verdade esses dois conceitos são antes contexto-específicos e uma pessoa pode ter uma imagem de si como um grande matemático e ao mesmo tempo como um esportista fracassado. Além disso Kanning (2000) diferencia entre a autoimagem individual, que se relaciona às características que fazem a pessoa ser única, a autoimagem coletiva, que são as informações sobre a pertinência aos diferentes grupos sociais de que o indivíduo faz parte, e as autoimagens potenciais, ou seja a imagem que a pessoa tem de si no futuro. Assim fica claro que a autoimagem e a auto estima são mutáveis - e dessa forma também o "si mesmo". Grande parte da autoimagem é construída na infância, mas mesmo na idade adulta, quando ela já se estabilizou, permanece um conceito dinâmico.

O que é auto conhecimento?
O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa auto-estima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.
Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda utilizar de forma a obter futura recomposição. Também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda deemprego, término de relacionamento e outros que vulneralizam o emocional. O conhecimento de si próprio não dá prioridade a opiniões ou respostas e sim estimula seus fatores positivos a detectar os negativos a fim de modificá-los favoravelmente.
Pode-se buscar o autoconhecimento a partir da detecção dos defeitos e qualidades, sendo esses externos (corporais) e internos (emocionais). O equilíbrio entre os fatores internos e externos deve ser buscado para que não haja espaço para manipulação e fragilidade. Também pode haver reflexão de vida, analisando o comportamento obtido até então e as atitudes tomadas para que se consiga detectar maus atos e comportamentos, a fim de que não mais ocorram.
Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda utilizar de forma a obter futura recomposição. Também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda deemprego, término de relacionamento e outros que vulneralizam o emocional. O conhecimento de si próprio não dá prioridade a opiniões ou respostas e sim estimula seus fatores positivos a detectar os negativos a fim de modificá-los favoravelmente.
Pode-se buscar o autoconhecimento a partir da detecção dos defeitos e qualidades, sendo esses externos (corporais) e internos (emocionais). O equilíbrio entre os fatores internos e externos deve ser buscado para que não haja espaço para manipulação e fragilidade. Também pode haver reflexão de vida, analisando o comportamento obtido até então e as atitudes tomadas para que se consiga detectar maus atos e comportamentos, a fim de que não mais ocorram.

O que é auto estima?

De forma bastante sucinta, podemos dizer que auto-estima é o sentimento que nutrimos em relação a nós mesmos; é a imagem que temos de nós, é o que pensamos quando nos olhamos no espelho. Assim, podemos “medir” nossa auto-estima de acordo com o quanto nos amamos, nos respeitamos, nos aceitamos e nos valorizamos.
E você? Sabe o quanto tem-se amado, a quantas anda sua auto-estima?
Para que você tenha noção mais clara dessa sensação, responda sinceramente às questões a seguir:
- O que você pensa de verdade quando se olha no espelho?
- O que você pensa de verdade quando se olha no espelho?
- O que você diz (ou pensa) quando alguém lhe faz um elogio do tipo “como você está bonito!”?
- O que você faz (ou sente) quando está sozinho com você mesmo, ou seja, quando precisa almoçar, viajar ou ir ao cinema sozinho?
- Saberia escrever agora uma lista com 10 razões pelas quais acredita que uma pessoa se apaixonaria por você?
- Se tivesse de apresentar uma pessoa muito especial para um(a) amigo(a) cujo maior desejo fosse se apaixonar, apresentaria alguém como você? Por quê?
Pense nisso durante os próximos minutos. Você pode fazer isso mentalmente, mas seria mais interessante se escrevesse.
O que faz uma pessoa tornar-se mais bonita, mais atraente e mais interessante é o que ela exala, é o seu estilo, o seu magnetismo, o seu jeito de se colocar, de falar, de andar, de se sentir. Enfim, é o que a transforma em dona de uma beleza própria.
Saiba que qualidades como simpatia, charme, sinceridade, bom humor, estilo e inteligência podem ser adquiridas com técnicas, aprendizados, humildade e muita predisposição para descobrir o que há de mais especial dentro de você. E pode ter certeza de que há muita coisa a ser descoberta!
Todos nós, por mais lindos que possamos parecer, temos defeitos. Podemos imaginar que somos como um pássaro, cuja asa direita representa tudo de bom, belo, interessante e especial que ele tem, ou seja, a luz. Já a asa esquerda, representa seus medos, suas limitações, seus defeitos, suas características como inveja, vingança, etc., ou seja, a sombra. Para voar, para conquistar as alturas e desfrutar da paz que pode haver nas nuvens, qual das duas asas ele deve usar? Obviamente, as duas!!! Se ele acreditar que só poderá voar usando a asa direita, porque é bem mais bonita e interessante, passará a sua vida inteira dando voltas ao redor de si mesmo e não sairá do lugar.
Assim também somos nós. Temos características positivas, que consideramos agradáveis e gostamos de mostrar, mas temos outras que não gostamos; às vezes, nem as admitimos, nem ousamos olhar para essas características. Tem gente que passa a vida inteira ignorando seus defeitos. Essas pessoas pensam que isso pode fazer com que pareçam mais perfeitas do que aquelas que admitem e trabalham suas imperfeições.
Isso não é verdade. Admitamos ou não, gostemos ou não, cuidemos deles ou não, todos nós temos defeitos!!! Precisamos de todas as nossas características. Somos feitos de luz e de sombra. A pessoa que se ama decide abraçar sua sombra com carinho e trabalhá-la, crescer com ela. É na dor e no sofrimento que residem as maiores e melhores possibilidades de evolução.Da mesma forma, quando o assunto é conquistar e seduzir alguém, se você acreditar que para isso deve antes livrar-se de todos os seus defeitos, morrerá sem nada e sem ter conquistado ninguém. Desperdiçará a sua vida numa tentativa inócua e sem sentido. Perderá a sua essência de ser humano (ou seja, imperfeito) e jamais conseguirá descobrir a magia que existe na oportunidade de viver e, especialmente, de amar!
Assinar:
Postagens (Atom)